sábado, 1 de agosto de 2009

Feliz Imbolc!

Imbolc - Significa em leite

O uso de denominações celtas para os festivais da colheita é uma foma bastante usada por todas as bruxas, por uma questão de coerência com as crenças gaélico-irlandesas. Também é conhecido como Candlemas, sob o qual foi cristianizado como Festa de Purificação de Maria. O Imbolc diz respeito ao período de lactação das ovelhas. É o avivamento do ano, quando aparecem os primeiros estímulos fetais da primavera no útero da Mãe Terra. Embora ainda esteja frio, os pequenos e mais resistentes sinais de vida na Natureza começam a aparecer novamente. É época de abençoar as sementes e consagrar nossos instrumentos de trabalho. É um festival de fogo, mas a ênfase neste é mais sobre a luz do que sobre o calor; a centelha que penetra a escuridão do inverno. Acontece dia 1º de agosto, marcando o ponto central da metade escura do ano. A Lua é o símbolo de luz da Deusa, e representa o aspecto triplo da donzela, mãe e anciã (encanto, maturidade e sabedoria). A uz da lua é praticamente uma luz de inspiração, por isso esse Sabbath é tão associado à Deusa Brigid (deusa celta da inspiração, dos dons e da fertilidade). O espírito é avivado, assim como o corpo e a terra. Este Sabbath se originou na Irlanda antiga, com comemorações da Deusa Brigid, chamada de "Noiva do Sol". O inverno ainda persiste, mas a luz está aumentando e as sementes despertando da terra fria e úmida. Imbolc é a celebração de todas essas "voltas". É o despertar dos novos planos e projetos, iniciações em caminhos espirituais ou em novas atividades, assim como purificação e renascimento material e espiritual. É tempo de despertar a criatividade e buscar a inspiração através da música, poesia, desenho, dança e artes em geral. A Deusa está se recuperando do parto da criança divina, que nasceu no solstício de Inverno - o Deus Sol. Representa também os novos começos e o crescimento individual, sendo o afastamento do antigo representado pela varredura do círculo com uma vassoura.


Fiz um pequeno ritual aqui em casa, na companhia de minha mãe. Consagrei meus instrumentos e procurei me livrar de todas as coisas ruins, dando boas vindas à uma nova fase do ano. Incrível como depois de cada ritual nos sentimos outra pessoa, né!
Feliz Imbolc à todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!